↧
Render GTA San Andreas
↧
Render GTA San Andreas
↧
↧
Render GTA 4
↧
Jogadores reclamam de erros em cópia física de The Walking Dead para Xbox 360
Se você esperou pela versão física do jogo The Walking Dead da Telltale Games para Xbox 360, talvez seja melhor mudar de ideia e fazer o download do game. Isso porque, de acordo com uma série de relatos no fórum da desenvolvedora, o jogo rodando em disco está apresentando diversos erros e inconvenientes aos jogadores.

Alguns erros são mais sérios: há quem não consiga iniciar o segundo capítulo e fique “preso” no primeiro dos cinco episódios do game, enquanto muita gente diz que personagens mortos em momentos anteriores reaparecem na trama como se o game estivesse ignorando as escolhas do jogador.
Os erros são mais comuns nos modelos Slim de 4 GB, mas outros aparelhos também reproduzem as falhas. A Telltale afirmou que já está investigando os problemas e vai fornecer mais informações em breve – o que, na melhor das hipóteses, será seguido por uma atualização no sistema.
↧
Criador de The War Z se desculpa por erros e promete melhorar o jogo
O ano de 2012 foi de altos e baixos para Sergey Titov, criador de The War Z. Apesar de ter conquistado espaço no mercado com sua produção independente e até conseguido um número considerável de downloads, o jogo foi um fracasso comercial e se envolveu em uma série de polêmicas e erros.
Pensando na virada de ano e em um recomeço para o título, Titov publicou uma carta aberta nofórum oficial de The War Z assumindo a culpa e se desculpando pelas falhas, prometendo que uma nova equipe será contratada e que o sistema de comunicação será reformulado para impedir os erros recentes.
Inicialmente, o desenvolvedor agradeceu a confiança dos fãs no projeto, que alcançou proporções inimagináveis para uma distribuidora independente.. Em seguida, ele comenta os problemas do lançamento de The War Z e disse que sua arrogância o impediu de notar e corrigir as falhas antes que elas se transformassem “em uma tempestade”.
Arrependido por não ter conduzido a situação de outra maneira, Titov tem boas expectativas para o futuro e diz que a Hammerpoint Interactive deve investir no desenvolvimento de mais jogos, fora versões estáveis de The War Z – que, segundo ele, nunca terá uma versão final, “pois isso significa que um game está morto”.
↧
↧
Versão para desenvolvedores do Ouya ganha unboxing oficial [vídeo]
Alguns desenvolvedores já começaram a receber as primeiras unidades do Ouya, o console que será produzido graças a uma iniciativa no site KickStarter. Para satisfazer um pouco da curiosidade do público, foi divulgado nesta semana um vídeo mostrando o unboxing do produto.
As imagens mostram o visual da caixa do Ouya que, quando aberta, revela um console em tamanho extremamente reduzido – menor até mesmo do que uma caneca – e um par de controles feitos de plástico transparente.
Baterias, cabos HDMI, cabo de força e cabos USB fecham o pacote. Vale lembrar que essa versão do console é específica para desenvolvedores, ou seja, ela não corresponde ao visual da versão final que chegará às mãos dos consumidores que ajudaram a financiar o projeto.
↧
Aliens: Colonial Marines ganha novo trailer focado na história do game [vídeo]
Fevereiro de 2013 trará o lançamento de Aliens: Colonial Marines e, agora, foi revelado um novo trailer que mostra um pouco da trama do game. Como era de se esperar, você controlará um soldado que deverá ir até um planeta distante para salvar a tripulação de uma nave, apenas para encontrar diversos xenomorfos, os grandes inimigos da franquia Alien.
Aliens: Colonial Marines está sendo vendido pela SEGA e Gearbox como a verdadeira sequência de “Aliens”, segundo filme da série, dirigido por James Cameron. Segundo informações da Gearbox, os desenvolvedores foram convidados pelo diretor Ridley Scott para conversar e ler o roteiro de "Prometheus", uma espécie de prequel de Alien, antes do seu lançamento, indicando uma possível conexão entre as obras.
Considere isso e o fato de que a 20th Century Fox está considerando Aliens: Colonial Marines como um elemento canônico da série e você pode começar a perceber que o jogo não deverá ser ignorado pelos fãs da franquia.
Aliens: Colonial Marines deve ser lançado no dia 12 de fevereiro para PC, Xbox 360 e PlayStation 3, chegando ao Wii U logo depois, em uma data que ainda não foi confirmada.
↧
Designer cria conceito de celular da Nokia com Windows Phone e funcionalidade de Xbox
Que a Nokia vem se tornando a alternativa mais comum para as pessoas que gostariam de um Windows Phone muita gente já sabia. E se a empresa finlandesa resolvesse usar da sua linha Lumia para introduzir um smartphone que também serviria como uma espécie de “Xbox portátil”?
Foi isso o que o designer brasileiro Antonio Celestino pensou ao criar o projeto conceitual do Nokia Lumia Play. O aparelho teria um hardware poderoso para suportar jogos mais pesados, assim como um display de alta resolução, com touchscreen em uma tela com Gorilla Glass.
O Lumia Play teria um visual parecido com os modelos já presentes no mercado, com a diferença de dois pequenos painéis traseiros que, quando deslizados, se transformam em botões apropriados para a jogatina em qualquer lugar.
E aí, você encararia um Nokia Lumia Play com Windows Phone 8? Infelizmente, a empresa finlandesa não está trabalhando (pelo menos oficialmente) em um aparelho deste tipo. A solução é ficar pensando nas possibilidades ao ver as artes conceituais do modelo.
↧
Rumor: Activision perde direitos sobre franquia de James Bond
Há poucos dias, o BJ já havia noticiado o desaparecimento dos títulos de 007 das lojas virtuais. Eis que fontes anônimas seguras, segundo o site NeoGamr, afirmam que a licença da Activision para publicar vídeos e jogos da série 007 para computador expirou.
Em 2006, os direitos, que pertenciam à Electronic Arts, foram passados para as mãos da Activision. A empresa, então, lançou diversos games com a figura de James Bond para as mais variadas plataformas. O último título referente à série foi produzido em 2012 e se chama 007 Legends disponível para PC, Xbox 360, PlayStation 3 e Wii U.
↧
↧
Josef, protagonista de Machinarium, agora é um “bicho de pelúcia”

Os fãs de Machinarium receberam uma boa notícia: o robô-herói do game, Josef, chega à sua versão pelúcia. Ou seja, um belo souvenir para quem curte o jogo.
O produto foi anunciado pela própria Amanita Design e custa US$ 30 (aproximadamente R$ 61 sem impostos) com o frete incluso. Produzido artesanalmente em Lipnik nad Becvou, República Tcheca, o souvenir está em faze de pré-venda.
Josef, nessa versão, tem as dimensões de 25x10 cm. O prazo de postagem para o envio é de até cinco semanas.
↧
Del Toro consegue permissão para utilizar voz de GlaDOS em Pacific Rim
No último trailer divulgado do filme Pacific Rim, é possível perceber a presença de uma voz conhecida entre os gamers: os trabalhos vocais de Ellen McLain, GlaDOS no jogo Portal. E, agora, há a confirmação da liberação da Valve para que o Guilhermo del Toro utilize a voz na produção do filme.
A informação foi passada pelo próprio diretor ao Toronto Sun, ao dizer que Ellen McLain fará parte do filme, mas de uma maneira diferente como foi utilizada no trailer. Durante a entrevista, Del Toro ainda confessou que queria muito a voz de GlaDOS em Pacific Rim por ser um grande fã do título Portal.
↧
Nova imagem de GTA 5 traz trio de protagonistas e carrão de San Andreas
Se você já estava sentindo falta de novas informações de GTA V, a Rockstar decidiu acabar com este problema. O estúdio liberou uma imagem inédita do game em seu perfil no Facebook, mostrando o trio de protagonistas se preparando para a ação.
No entanto, os fãs mais atentos podem perceber muito mais coisa do que a cara de bêbado de Trevor. O principal destaque está no carro estacionado em frente aos personagens. O Tornado é um velho conhecido dos jogadores que passaram explorando as ruas de San Andreas, mostrando que o novo Grand Theft Auto tem muito mais referências ao clássico da geração passada do que esperávamos.
Além disso, o avião ao fundo reforça o foco dado aos passeios aéreos. Só resta saber se teremos aquelas aves em nosso caminho para atrapalhar nosso bom voo.
Outra novidade veio pelo site GamesRadar. Segundo a página, a Rockstar irá liberar a capa do jogo ainda neste mês — o que pode ser acompanhado da data de lançamento. Por isso, fique de olho no Baixaki Jogos para ficar por dentro de qualquer outra novidade que pintar sobre o título mais esperado de 2013.
Grand Theft Auto V chega ao PlayStation 3 e Xbox 360 no segundo trimestre de 2013.
↧
BioShock Infinite O teto de vidro da cidade voado
As duas visitas a Rapture foram únicas. Por mais que a sociedade utópica tenha fracassado e dado origem a um dos locais mais hostis do fundo dos mares, mergulhar naquele pequeno universo para entender sua origem — e sua queda — prendeu os jogadores em dois excelentes títulos. No entanto, chegou a hora de sairmos da água para explorarmos os céus de Columbia.
Porém, o que devemos esperar da cidade que paira entre as nuvens? Embora a Irrational Games tenha sido bem generosa nos diversos trailers liberados até agora, pouco sabemos realmente sobre o local. Afinal, o que há de errado com ele para termos de fugir e explodir tudo? Pois chegou a hora de conhecermos o que há de podre escondido por trás dos sorrisos da vida perfeita em BioShock Infinite.
Um sonho frágil
Estamos em 1912. A tensão entre as grandes nações europeias caminha para uma inevitável guerra mundial. O espírito imperialista está em seu auge e os movimentos nacionalistas ganham cada vez mais força, abrindo espaço para ideologias incrivelmente radicais.
É em cima de tudo isso que Columbia é construída — tanto literal quanto figurativamente. Por isso, mais do que ser uma “sociedade perfeita” no sentido de apresentar uma relação considerada perfeita entre seus cidadãos, a fundação da cidade se baseia exatamente em eliminar aquilo que “macula” o mundo, sobretudo em termos étnicos.
A questão racial é uma questão constante em BioShock Infinite, algo que é apresentado de diversas maneiras ao longo da trama. Tudo isso por conta dos constantes combates entre a liderança de Zachary Comstock — tido como um profeta — e seus ideais ultraconservadores e a existência da Vox Populi, um grupo rebelde que luta exatamente pela maior participação dessas minorias dentro da Columbia.
É nesse momento turbulento que Booker DeWitt chega à cidade aérea. Contratado para resgatar Elizabeth, uma misteriosa garota que está presa em uma torre nos céus, ele precisa não apenas sobreviver aos constantes conflitos entre as duas forças políticas do local, como também mergulhar cada vez mais fundo em seus segredos — principalmente após se encontrar com a menina.
Imersão contextual
Para apresentar um pouco das novidades de BioShock Infinite, a Irrational Games liberou uma demonstração com as três primeiras horas de jogo para a imprensa internacional. No entanto, quem esperava que esse início relativamente longo fosse apresentar todos os detalhes do enredo se enganou.
Um dos grandes méritos do jogo é criar uma ambientação contextual da realidade e dos problemas de Columbia. Isso significa que a situação não é entregue detalhadamente para o jogador logo de início, mas a partir de pequenos trechos de diálogos e dos arquivos de áudio que o herói encontra em seu caminho. Até mesmo elementos visuais ajudam a contar essa história.
Embora seja uma narrativa bem diferente daquela com que muitos jogadores estão acostumados a lidar, trata-se de uma ótima maneira de fazer com que você fique constantemente interessado em conhecer aquele local, assim como sua história e seus problemas. Trata-se de uma série de camadas que só são apresentadas à medida que você se aprofunda na estrutura da própria sociedade.
Um espetáculo aéreo
No entanto, ao deixarmos toda questão política e social de lado por um momento, podemos ver que Columbia tem muito a oferecer para o jogador. A começar por sua própria construção. O simples fato de ser uma cidade construída nos céus faz com que muito do visual apresentado seja fantástico.
Um dos grandes méritos da Irrational foi tornar a ambientação bastante verossímil. Além de sua arquitetura peculiar, os detalhes da cidade estão espalhados por todos os cantos, seja nos cartazes do governo e do Vox Populi espalhados pelos edifícios quanto na própria rotina da população. Como apontado pelo site VG24/7, trata-se de um convite ao jogador para explorar cada área em busca desses elementos.
Outra possibilidade inédita em Infinite é a de transitar entre as diferentes áreas de Columbia a partir de cabos, quase como em uma tirolesa. A novidade já havia sido apresentada anteriormente pela produtora, mas teve uma recepção ainda melhor por parte dos jornalistas que a testaram.
Ainda segundo o site britânico, utilizar esse meio de transporte é incrivelmente divertido e se assemelha a uma montanha-russa, principalmente por conta da confusão que é se pendurar em cabos a milhares de metros no céu.
Entrando em combate
Ok, toda essa ambientação é muito interessante, mas o que realmente vai prender os jogadores é o sistema de combate. Já que o título encara o início de uma guerra civil, que tal vermos o que há de novo nos confrontos de BioShock Infinite?
Embora a franquia tenha deixado as lembranças de Rapture no fundo do mar, as mecânicas básicas permanecem praticamente as mesmas dos dois primeiros títulos da série, ou seja, combinando o uso de armas de fogo com habilidades especiais. No entanto, isso não significa que a jogabilidade de Infinite será um grande mais do mesmo.
Assim como na cidade submarina, Columbia também possui uma espécie de droga capaz de alterar o DNA de seus usuários, permitindo que eles usem poderes especiais em determinadas situações. Batizada de Valors, essa novidade se alimenta de uma substância chamada Salts para ser usada, exigindo que o jogador pense duas vezes antes de executar um golpe para não sofrer futuramente contra um Songbird, por exemplo.

Esse “uso econômico” já é sentido logo de início. O VG24/7 afirma que Booker tem acesso a uma grande variedade de Valors logo de início, mas que somente algumas podem usadas exatamente pela baixa quantidade de Salt disponível. Isso serve tanto para impedir que o personagem se torne incrivelmente poderoso já no começo do game, mas também dá a liberdade para que cada indivíduo desenvolva uma estratégia de acordo com aquilo que melhor se encaixa em seu estilo.
Fora do seu caminho
Tão logo a Irrational revelou que o protagonista de BioShock Infinite não estaria sozinho em seu passeio por Columbia, muitos jogadores já temeram o pior. Afinal, a grande maioria dos jogos que contam com esse tipo de presença também era acompanhada de muita frustração em tentativas de proteger a mocinha do perigo. Como poderíamos evitar que Elizabeth fosse morta por um Songbird quando sabemos que nem mesmo o protagonista está a salvo?

A boa notícia é que você não precisará se preocupar com ela, já que o estúdio fez questão de equipá-la com uma inteligência artificial decente e que realmente faz jus ao nome. Em outras palavras, assim que o tiroteio começar, ela vai procurar um abrigo e permanecer longe enquanto restar alguma ameaça, permitindo que você possa se concentrar naquilo que realmente importa — sobreviver.
Além disso, a IA de Elizabeth também serve para ajudá-lo a encontrar itens e a conhecer detalhes de Columbia que poderiam passar despercebidos em sua missão. E mais do que mostrar a paisagem da cidade voadora, ela também vai revelar a localização de armas e de Salts, o que faz dessa amizade muito valiosa.
↧
↧
NVIDIA planeja lançar outras versões do Project Shield no futuro

Mal o console portátil Project Shield foi anunciado, a NVIDIA já confirmou que ele deve ganhar versões aprimoradas no futuro. Segundo o presidente da companhia, Jen-Hsun Huang, as próximas gerações do dispositivo devem ser as responsáveis por marcar as estreias das evoluções da linha de processadores Tegra.
Huang afirmou que, embora a companhia não esteja interessada em desenvolver smartphones e tablets próprios, o mesmo não acontece no segmento de consoles portáteis. Segundo ele, falta ao mercado uma opção do tipo que realmente se mostre atrativa para os consumidores em geral — uma crítica nada discreta ao PlayStation Vita e ao Nintendo 3DS.
“Eu não construiria um smartphone ou um tablet porque a ASUS (e outras empresas) já estão fazendo um trabalho fantástico”, declarou ao CNET o CEO da NVIDIA. A primeira geração do Project Shield deve chegar ao mercado ainda no primeiro semestre de 2013, por um preço ainda não anunciado pela fabricante.
↧
Helicoptero Aguia 11 PMESP
↧
Modo Bloody Palace será DLC gratuito em DmC: Devil May Cry
Um clássico da franquia Devil May Cry (afinal, ele está presente em todos os jogos da série, tirando o primeiro), o modo Bloody Palace tem presença garantida também em DmC: Devil May Cry, a renovação da saga. Mas a notícia fica melhor: ele será lançado como um DLC gratuito.
A informação é de um comunicado da Capcom, que confirmou até cem andares diferentes com demônios e outras criaturas, incluindo “cinco chefões brutais”. O desempenho do jogador (tanto em estilo quanto em conquistas) será computado em um ranking geral. Novas imagens, que você confere na galeria abaixo, também foram divulgadas.
Bloody Palace é um modo em que você deve passar por níveis infestados de inimigos, incluindo chefes – tudo isso para chegar ao final e encarar um desafio ainda mais perigoso. O lançamento fica para "dias depois" do game em si, que sai em 15 de janeiro.
↧
Conheça o novo controle de Xbox 360 de Tomb Raider [vídeo]
Quem está ansioso para o retorno da heroína Lara Croft, que não explora mais tumbas, mas ainda tem um potencial invejável para arrumar encrencas, vai ficar boquiaberto com essa novidade. O site oficial Major Nelson anunciou que sorteará um controle de Xbox 360 exclusivo temático do vindouro game Tomb Raider.
Para os jogadores que não quiserem correr o risco de ficar sem o seu Tomb Raider Limited Edition Wireless Controller, eles podem adquirir a peça por US$ 59,99 (em torno de R$ 123, de acordo com a cotação de hoje da moeda americana). O dispositivo estará disponível a partir da mesma data em que o jogo chegar, em meados de março deste ano.
O novíssimo dispositivo foi anunciado durante a conferência da Microsoft, Crystal Dynamycs e Square Enix na CES 2013. Para saber mais detalhes sobre a promoção do Major Nelson ou mesmo para dar uma olhada mais de perto no controlador baseado no game da bela Lara, basta dar uma conferida no vídeo acima e ver se vale a pena.
O reboot de Tomb Raider trem previsão de lançamento no próximo dia 5 de março, com versões para PC, Xbox 360 e PlayStation 3. Estamos ansiosos!
↧
↧
Consoles inda terão mais de dois anos de vida, afirma instituto de pesquisa de mercado

Com o surgimento e o aumento da popularização das vendas e do armazenamento de jogos em Cloud Gaming, sem mencionar na ascensão dos portáteis, smartphones e smart TVs, fala-se muito sobre uma possível extinção dos consoles. No entanto, o International Data Corporation não acha que as plataformas com discos físicos estão tão perto assim de chegar ao fim.
De acordo com um novo estudo divulgado pelo IDC, chamado “Worldwide Video Game and Entertainment Console Hardware and Packaged Software 2012-2016 Forecast”, os consoles ainda têm seguramente mais dois anos de vida em pleno auge. Lewis Ward, gerente de negócios do órgão, afirma que o “ecossistema” de consoles está seguindo em um fluxo crescente desde que eles continuem a sustentar uma gama de recursos fora dos games.
Ao mesmo tempo, continua Ward, a distribuição e a monetização dos títulos está caminhando visivelmente na direção da digitalização online. “Os anos de 2011 e de 1012 foram muito árduos para várias desenvolvedoras de consoles e para algumas publicadoras”, diz o gerente do IDC. “Com o advento da oitava geração de consoles, iniciando com o Wii U, normas históricas implicam que o mercado de discos físicos irá parar de sangrar em 2013 e crescer substancialmente em 2014”, conclui ele.
Mas nem tudo são flores

No entanto, vale deixar bem claro que a IDC reconhece que a revolução dos meios digitais está afetando muito o mercado atual. A firma prevê que o volume de jogos vendidos em mídias físicas irá sofrer uma queda de mais de 3% ao ano até 2016, o que forçará as desenvolvedoras a migrar para os canais digitais.
A previsão do IDC termina concluindo que, mesmo se os jogadores hardcores estiverem esperando pelos novos consoles de Microsoft e Sony, a Nintendo ainda conseguirá encontrar mais uma vez seu público cativo. A big N deve atingir o número de 50 milhões de bundles vendidos até o final de 2016.
Curtir nossa Página do Facebook.![]()
Curtir nossa Página do Facebook.
↧
Tsunami de mortos vivos
Lançado em 2011, Dead Island colocou seus jogadores no papel de sobreviventes de um apocalipse zumbi ocorrido em uma ilha turística paradisíaca. Agora, Dead Island Riptide continua os eventos iniciados no game anterior e aumenta ainda mais o perigo e a tensão da sobrevivência.
Enquanto muita gente imaginava que uma possível sequência poderia ser “Dead City”, levando a ação para uma cidade, ou em um MMO online chamado “Dead World”, o produtor criativo do game, Sebastian Reichert, explicou ao site VG24/7 que após o sucesso do primeiro game, os fãs pediram mais conteúdo e logo.

Nova ilha, novos problemas
Dessa vez, a ação se passa na ilha de Palanai, outra ilha do arquipélago de Banoi onde, antes do apocalipse, os ricos costumavam atracar os seus iates e viver as belezas e a tranquilidade da vida no topo das classes sociais.

A tomada do ambiente pela água altera bastante a mecânica de jogo em relação ao game anterior. Assim, é bom preparar-se para utilizar canoas a remo para locomover-se entre ambientes. Ao mesmo tempo, também será necessário jogar mais defensivamente e com espaços menores.
Mudança de perspectiva
Comentando a respeito da nova ilha, Reichert descreveu Riptide como um jogo bastante diferente do primeiro. Enquanto no primeiro a beleza da ilha era artificial, graças aos hotéis e resorts turísticos, é possível esperar muitas locações naturais bastante bonitas (e que tornaram Palanai tão procurada pelos mais ricos).

A importância da cooperação
A Deep Silver decidiu manter a mesma equipe de personagens presentes no outro game (com a adição do cozinheiro da marinha John Morgan) devido ao sucesso dos sobreviventes do primeiro jogo. Além disso, outro fator que levou o Dead Island original ao sucesso foi a funcionalidade de seu modo cooperativo.
Já em Riptide, o produtor Reichert afirma que os jogadores podem esperar muito mais a necessidade de trabalhar em conjunto com os outros personagens. Ao mesmo tempo, o game terá um roteiro que deverá trabalhar de maneira muito melhor os elementos cooperativos.
Progredindo e sobrevivendo
Enquanto a companhia revelou que será possível importar saves do primeiro jogo para aproveitar o seu progresso, ainda não foi revelado como funcionará o sistema de habilidades de Riptide.

Como será feito o equilíbrio do jogo para aqueles que decidirem começar a sua experiência no universo de Dead Island em Riptide, no entanto, não foi explicado. Ao mesmo tempo, também não foram reveladas informações a respeito das novas habilidades disponíveis ao jogador.
De qualquer maneira, contudo, o game promete repetir uma ótima experiência cooperativa multiplayer assim for lançado, com versões para PC, PlayStation 3 e Xbox 360 no dia 23 de abril de 2013.
↧
Hein?! Cuidado para não ficar surdo ouvindo música alta nos MP3 players
Especialistas apontam que volume alto dos reprodutores de mídia digital pode causar sérios danos à sua audição. Saiba mais sobre este assunto e aprenda a se prevenir de possíveis problemas.
![Foto: www.saudeauditiva.org.br Foto: www.saudeauditiva.org.br]()
![Hein?! Cuidado para não ficar surdo ouvindo música alta nos MP3 players]()
Algumas recomendações feitas pela SBO sobre como proteger seus ouvidos:![Hein?! Cuidado para não ficar surdo ouvindo música alta nos MP3 players]()
Desde o Walkman que o homem possui dispositivos portáteis e práticos para a reprodução de som. Além da portabilidade, estes aparelhos significam também individualidade, pois com um fone de ouvido você consegue escutar música em praticamente qualquer lugar sem incomodar a ninguém.
A evolução tecnológica trouxe até nós novos aparelhos: os iPods e MP3/MP4/MPX players da vida que, por serem reprodutores de mídia digital, possuem capacidade muito maior do que seu antecessor Walkman.
Capacidade aqui significa tanto suporte multimídia quanto potência sonora e é justamente este aumento de potência do som um dos grandes problemas destes aparelhos. Muitas pessoas acabam passando horas de seus dias com som alto ligado diretamente no ouvido o que, depois de algum tempo, deve causar problemas.
Leia mais sobre este assunto no artigo: Mito ou Verdade: fones de ouvido podem fazer mal à saúde?
Abaixe o volume ou diminua sua audição
A Sociedade Brasileira de Otologia (SBO) possui há 5 anos a Campanha Nacional de Saúde Auditiva que tem como um dos motes a seguinte frase: “MP3 players: abaixe o volume ou diminua sua audição para sempre”. O objetivo da campanha é conscientizar as pessoas sobre os danos à audição que podem ser causados por atos como ouvir música alta no fone de ouvido.

Nossos ouvidos são compostos por estruturas muito delicadas e que podem ser facilmente prejudicadas pelo hábito de escutar música alta. Este hábito se torna cada vez mais recorrente dentre os jovens devido à popularização dos aparelhos citados anteriormente neste artigo, portanto, há que se conhecer e respeitar os limites de seus ouvidos.
De acordo com a SBO, nenhuma pessoa deve permanecer em um ambiente com atividade sonora de 85 dB (decibels) por mais de oito horas. Além disso, quanto maior for este valor, menos deverá ser o tempo de exposição para que você mantenha a saúde de seus ouvidos o mais intocada quanto possível. Veja abaixo uma tabela com o tempo recomendável de exposição para determinados níveis de decibels.

Dados da Sociedade apontam uma conversação a 1 metro de distância possui uma intensidade sonora de 60 dB, um carro passando a 20 metros emite uma pressão sonora de 70 dB, um piano tocando forte 92-95 dB, um show de rock com distância de 1 a 2 metros da caixa de som 105-120 dB e uma serra elétrica 110 dB.
Dicas de prevenção

• Deixe o volume do tocador de MP3 na metade do volume máximo do aparelho
• Fique atento para que o som saído dos fones não seja ouvido por pessoas ao seu redor
• Evite ficar muitas horas seguidas ouvindo música com fones de ouvido
• Evite utilizar fones em ambientes barulhentos como metrôs, terminais de ônibus ou ruas movimentadas, pois neste caso será necessário aumentar o volume para “competir” com o ruído dos locais.
• Caso perceba alguma dificuldade de audição procure ajuda médica
• Fique atento para que o som saído dos fones não seja ouvido por pessoas ao seu redor
• Evite ficar muitas horas seguidas ouvindo música com fones de ouvido
• Evite utilizar fones em ambientes barulhentos como metrôs, terminais de ônibus ou ruas movimentadas, pois neste caso será necessário aumentar o volume para “competir” com o ruído dos locais.
• Caso perceba alguma dificuldade de audição procure ajuda médica
Clique aqui e acesse o site oficial da Campanha Nacional da Saúde Auditiva para obter maiores informações.
Projeto de lei prevê limite de potência em dispositivos
Ainda de acordo com a SBO, os MP3 players existentes no mercado podem chegar até a 120 dB, ou seja, este valor ultrapassa em muito o recomendado pelos especialistas e se analisarmos a tabela acima, ouvir música no volume máximo seria saudável por menos de 15 minutos diários.
A Comissão Europeia, instituição que representa os interesses da União Europeia, volta sua atenção aos dispositivos portáteis de reprodução multimídia – e em especial o iPod, o mais vendido na região – e pretende limitar a potência sonora dos aparelhos em 85 dB.
No Brasil um projeto de lei (PL) do deputado Jefferson Campos (PTB-SP) tramita na Câmara dos Deputados pretende proibir a venda de aparelhos “capazes de reproduzir música em formato digital” com capacidade sonora superior a 90 dB. O motivo alegado pelo deputado paulista no texto do PL é de que a superexposição a altos níveis causa danos à audição, o que já é confirmado por especialistas.

É fato que volume alto prejudica a audição, portanto, ambas as iniciativas são muito válidas. Porém, antes de qualquer coisa, as pessoas necessitam de uma reeducação em nome da saúde. Ouvir som alto é bom e quase todo mundo gosta, contudo, é importante saber que esta também é uma ótima maneira de prejudicar sua saúde auditiva. Fiquem atentos e abaixe o volume!
↧